Páginas

segunda-feira, novembro 22, 2004

COMO ROUBAR COM EDIR MACEDO - Parte Especial

Parte Especial: "A Fogueira Santa de Israel"


Mais importante de todas as campanhas da I.U.R.D., e o meio mais fácil de se arrecadar dinheiro depressa. A Fogueira Santa de Israel é um dos pilares da igreja de Edir Macedo. O famoso "Tudo ou nada", a hora da verdade, a vitória da fé sobre a razão, o dia em que os bispos vão subir um monte, e a vida da pessoa vai mudar! Essa conversa fácil, de uma guinada na vida, em todos os sentidos é pregada neste momento em uma igreja Universal, enquanto escrevo este artigo, pessoas tomam posse de envelopes, para, no dia 13 de julho depositar nos altares dos templos todo o seu dinheiro, ou, como preferem dizer os bispos e pastores, "seu sacrifício", seu "tudo".

O limite mínimo para se participar dessa campanha é de R$ 200,00. Não há teto. Confesso que fiquei surpreso, já que quando eu era pastor, não se admitia menos que um salário mínimo. Porém os tempos são difíceis e como bons comerciantes que são, os bispos foram sensatos ao diminuir o preço da bênção de Deus. Assim que saí da igreja o próprio Edir Macedo chegou a diminuir o valor da campanha para algo quase irrisório. Não sei se por arrependimento ( o que acho improvável, para não dizer impossível ) ou por uma estratégia de marketing. O fato é que não deu certo e prova disso foram as campanhas que se sucederam. Esta, para mim, é a parte mais importante da minha série.

Pessoas dão, literalmente, tudo o que possuem para a igreja, lares são desfeitos, vidas destruídas. Tudo em nome de uma bênção que nunca chega. Os testemunhos mostrados na TV são casos raros dentro da igreja. E se você prestar atenção, ano após ano, são as mesmas pessoas, com ínfimas variações. Isso reforça minha afirmação de que na I.U.R.D, ninguém cresce. O máximo que acontece são casos de vitórias financeiras perfeitamente justificados pela competência do próprio indivíduo.

Pretendo contar em detalhes todas as etapas. Isso com certeza tornará o artigo mais extenso. Por isso, desde já, peço desculpas. Mas considero altamente necessário ser detalhista nesse caso. Nesse artigo narrarei:


reuniões do conselho de bispos - das quais nunca participei, mas que me foram narradas fielmente por pessoas que participaram;


reunião de pastores em São Paulo, que conta com uma amostra de áudio ( logo depois explicarei como a consegui );


reunião estaduais, nas quais participam pastores e bispos, para explicar os temas das campanhas;


estabelecimento das metas de campanha, que selam o futuro dos pastores.

Contarei casos que marcaram-me na campanha de Israel, dos quais não fui mero espectador, mas também participante ativo e que gostaria de tê-los apagados da memória. Por fim, narrarei também uma reunião típica da Fogueira Santa. Mostrarei mais uma vez como uma pessoa é coagida a doar até mesmo o leite dos próprios filhos para que bispos e pastores passem algumas semanas viajando e segundo alguns, participando de orgias sexuais com o dinheiro ofertado pelos fiéis.

Como é decidido o tema da campanha:
É marcada uma reunião do conselho dos bispos, que é formado pelos bispos mais influentes da igreja. Os principais são: Marcelo Crivela, Clodomir, Eduardo Cardoso, Gerson Cardoso, Romualdo Panceiro, Carlos Rodrigues, e claro, o líder de todos, Edir Macedo. Há muitos outros, porém não me recordo deles. O conselho reúne os que sabem a verdade sobre a igreja e tem ciência do destino da renda da igreja, bem como todas as operações efetuadas com ele.

Nessa reunião são decididos detalhes triviais, como o formato do envelope, a meta financeira a ser atingida etc. Assim, quando a reunião termina, o conselho convoca todos os responsáveis estaduais, regionais e internacionais para dizer o que foi definido.

Há boatos de que durante essas reuniões ocorrem orgias sexuais, as quais serão discutidas mais adiante.

A reunião dos líderes: passando o espírito da campanha
Advirto a todos que já faz três anos que deixei de ser pastor, então algumas informações que vou passar aqui podem ser imprecisas, ou desatualizadas. Se não me engano, a sede mundial da I.U.R.D localizava-se no RJ e era conhecida como "O Tempo da Glória do Novo Israel" e a sede nacional localizava-se em SP. As reuniões nacionais eram executadas pelo bispo Romualdo Panceiro, bispo da Catedral da Fé, em SP, e que também era o bispo representante das nossas igrejas brasileiras. Ao decorrer do texto mostrarei alguns arquivos de áudio (MP3) com trechos de uma reunião de pastores ministrada por ele. Eu possuía mais fitas com conteúdo semelhante, que foram copiadas do acervo pessoal do pr. Antônio Carlos, que auxiliei em Ariquemes, Rondônia. As fitas eram muito valiosas para mim, já que me ensinavam lições práticas sobre como pedir o dízimo, como falar ao povo, como pedir ofertas. Infelizmente durante uma crise emocional destrui quase todo o conteúdo das gravações, com gravações de relatos pessoais. Em seu conteúdo original, essas fitas, seriam mais que suficientes para abertura de um processo contra a igreja pela violação dos arts. 171 e 153 do Código Penal Brasileiro (Decreto Lei N° 2.848 — de 7 de dezembro de 1940). Contudo, o que restou foram apenas trechos insignificantes, onde nada de comprometedor em termos jurídicos é dito.

Vamos voltar nossa atenção para uma reunião de pastores, conduzida pelo bispo Romualdo Panceiro, em algum lugar de São Paulo - provavelmente na Catedral da Fé. Nessa reunião o bispo falava sobre a Fogueira Santa. Ele começa com uma oração. Aqui está a transcrição da primeira parte da reunião, bem como o arquivo correspondente:

(Observação: a transcrição é fiel ao arquivo, conservando elementos como a redundância na fala e erros gramaticais.).

Transcrição:



"—Acende a chama do primeiro amor".

—Venha nos dirigir, nos orientar, para que venhamos trabalhar, segundo a direção do teu espírito. E aonde formos colocar as mãos e os pés, floresça, floresça, como a vara de Arão para a glória e louvor no teu nome. Meu Pai, abençoa as esposas meu pai, abençoa as esposas, em nome de Jesus meu pai, dá sabedoria às esposas, dá direção às esposas, dá sabedoria às esposas, e essa consciência de que a salvação, o bem estar com deus, a paz, depende da comunhão dela com o teu espírito (...)".

Esta é a introdução da reunião. Como o Quasar já observou, alguns pastores acreditam sim no conteúdo de sua pregação, como os fiéis, isso, contudo, não os exime da responsabilidade. Eles sabem que possuem metas a cumprir e fazem de tudo para atingir seus objetivos. Isso ocorre até mesmo devido á desigualdade de tratamento entre pastores "bons de caixa" e "ruins de caixa". Se um pastor ruim de caixa adoece todos ficam sabendo de sua doença e ele é afastado. Se um pastor "bom de caixa" adoece, o caso é abafado e ele é levado para a catedral enquanto se trata

Vamos ao o próximo trecho:

Transcrição:



"Ah, meu Deus, se tem alguém enfermo... alguma criança enferma, ou se tem alguém enfermo... então meu pai, cura agora! (O povo grita" "cura!!" ao fundo ) Agora! Seja curado! Seja curada! Em o nome e para a glória de Jesus, todos digam "amém". ( os pastores respondem ). Podem sentar."

Dispensa comentários.

É a partir daqui que as coisas começam a ficar interessantes:

Transcrição:



"Nós vamos dar o envelope, que já tá sendo feito."

Comentários:


Nesse trecho não há nada de comprometedor (sinto, mas pareço o Colim Powel, em fevereiro, no conselho de segurança das Nações Unidas, apresentado trechos sem nexo, mas é importante que se tenha idéia, de como é passado o "espirito" da campanha aos pastores). No trecho que eu apaguei ele falava sobre fé, sobre "arrebentar na obra" etc.

O quarto trecho é, sem dúvida o mais impressionante. Nele, Romualdo ensina os pastores a falar com o público e é categórico: diz "eu quero tudo." Na reunião ele faz uma alusão a Moisés no Egito, observe:

Transcrição:



"—Eu quero tudo. Não vai ficar NADA no Egito. Nós vamo raspar. Tudo, tem que sair tudo. Raspar tudo! NEM UMA UNHAZINHA vai ficar. UMA UNHA não quero que fique! Eu quero TUDO! - E ele falou cara a cara com o faraó. TUDO! Eu quero tudo! Você vai ter que deixar tudo! Vai ter que sair tudo! Toda a riqueza, tudo! ALÉM DA SALVAÇÃO, ALÉM DA LIBERTAÇÃO, ELES COMERÃO DO BOM E DO MELHOR! ELES SERÃO RICO. TUDO! TODA ESSA FORTUNA QUE ESTÁ AÍ, VAI VIR PARA AS MÃOS DO POVO. O povo de Deus".

Tem ainda uma ultima parte, quando o foco da reunião é voltado para o crescimento dos pastores, não farei nenhuma transcrição, mas o arquivo está disponível, caso queiram conferir.

Talvez você pergunte, como um pastor da I.U.R.D. possa ser tão convincente, a ponto de fazer as pessoas colocarem todo o seu salário em um envelope. Os pastores da igreja universal, antes de enganar aos membros, antes de lhes roubar a vida, o dinheiro, enganam a si mesmos, ou se deixam enganar, isso não os exime de modo algum da culpa pela extorsão, eles sabem muito bem os fins do dinheiro, sabem que a igreja pouco se importa com a salvação, com as pessoas, que a I.U.R.D. quer o dinheiro e só, e ainda assim continuam se enganando, e, infelizmente enganando a muita gente.

Na conclusão de tudo isso, eu disponibilizarei dois trechos do meu diário pessoal, que, creio eu, mostram bem o grau de dependência que a igreja exerce sobre os pastores, gravei eles apenas duas semanas depois de ser expulso.

Assim, é decidido o tema da campanha, cada pastor, daqui pra frente tem de lutar para alcançar suas metas, caso contrario, seu futuro está em jogo.

Metas de Israel: o quanto cada pastor tem que arrecadar
Só há um motivo para se colocar um pastor numa igreja, ele é obrigado a arrebentar lá, o que no linguajar dos bispos significa arrecadar bastante. A prova de fogo de um pastor é a campanha de Israel, a cada um é estabelecida uma meta, que tem que ser cumprida, ou ao menos aproximada. Se alcança a meta, é vitorioso, mas não o suficiente para ser visto com bons olhos, apenas vai ficar na igreja, se ele ultrapassa a meta, é promovido, se não a alcança, é rebaixado. E em casos extremos, até mesmo expulso da igreja. Isso faz parte de uma ordem do próprio Macedo, se o pastor não cresce, é (e ele não usou outras palavras) arrancado da obra, lançado fora, para secar e servir de lenha ao inferno.

Assim a Fogueira santa se torna crucial na vida de um pastor, um amigo levantou uma questão muito interessante sobre metas na I.U.R.D. esses dias no chat, ele disse que na igreja perto da casa dele, os pastores não duram mais de dois meses, segundo ele, sua mãe diz que é pro povo não se apegar. Mentira! Observe uma igreja universal, principalmente em tempos de Israel, eu posso até te dar um balanço da campanha pelo estado do pastor. Se ele continua, a campanha foi estável, ele alcançou a meta, e continuou lá, se ele saiu, olhe pra onde foi, se foi pra um lugar pior, ou ficar de molho na catedral ou sede regional, ele se deu mau, se foi pra um lugar melhor, ele roubou direitinho, arrebentou.

Assim que entrei na igreja, o pastor Reginaldo, que era regional na antiga I.U.R.D. da Nova Porto Velho, avenida amazonas, foi promovido para a recém inaugurada regional de Ji Paraná, soube depois de me tornar pastor, que ele, na campanha que sucedeu sua mudança, tinha batido um Record na igreja, salvo enganos, R$ 24.000,00, algo que nem o pastor Gerson Jardim conseguira, foi esta meta aliás, que derrubou o pastor Gilberto, além do mês da igreja que despencou, como eu já disse anteriormente.

Pouco antes de me expulsar da igreja, o pastor Antônio Carlos conseguiu ultrapassar sua meta na igreja regional de Ariquemes, onde eu o auxiliava. Foram mais de R$ 30.000,00. Não foi uma meta realmente monstruosa, porém era muito mais do que a igreja estava acostumada. Este homem não só se tornou responsável pelas igrejas de Ji Paraná, mas por todas as igrejas do interior de Rondônia.

Já o pastor que dirigia Ji Paraná foi transferido, por ter um desempenho ruim, para uma igreja menor. O pastor Sílvio, que era o segundo pastor mais importante da Catedral de Porto Velho, foi transferido para o pequeno município de Pimenta Bueno, justamente pelos motivos citados acima. O pastor Reginaldo, foi para o lugar dele, assumindo o segundo posto na hierarquia da igreja, isso para citar alguns exemplos da Fogueira Santa em Rondônia.

O fato, é que por mais que seus membros e bispos neguem, a Universal visa somente o lucro. Até aí nada de errado, já que se as pessoas querem ser enganadas, que sejam. O problema é que a igreja não declara suas verdadeiras intenções para o Fisco. Se for um fato que a igreja almeja o lucro, por quê ela não assume isso de uma vez? Por quê diz que é uma organização sem fins lucrativos? E minha maior pergunta: onde está o Ministério Público?

Meus testemunhos da Fogueira Santa de Israel
A maior vergonha de minha vida, não é ter sido deliberadamente enganado, ter permitido que me usassem em prol de interesses mesquinhos na I.U.R.D., disso eu não me arrependo, já que eu o permiti, e além do mais, nada posso fazer para mudar o que foi vivido. O que me envergonha, o motivo de todo o arrependimento, raiva, remorso, são as pessoas que eu enganei, são as vidas que eu vi serem destruídas, e nada fiz para mudar. Pessoas que muitas vezes dependiam de uma palavra minha para ajuda-las, e eu omitia esta palavra, vou contar alguns casos de fogueira santa, que me fazem chorar, não vou citar nomes, em parte por que não me lembro de todos, e também para não expor ninguém.

Em meu primeiro contato com a Fogueira Santa, ainda como obreiro, eu morava na I.U.R.D Fergel, uma igreja há muito desativada em Porto Velho. Um senhor acabara de tornar-se membro de nossa igreja. Era micro-empresário, sempre aparecendo nas minhas reuniões das três da tarde. Apesar de ser um membro ativo, sempre ofertando, ele era um ex-viciado em drogas. O pastor Henrique forçou-o a participar das reuniões principais. Veio então a Fogueira Santa. Então, Henrique tomou como base tudo que eu havia contado-lhe sobre a vida desse homem como palavra para a reunião. Mas não parou por aí. Fez também inúmeros apelos para que o micro-empresário pegasse o envelope, e nada. Este, não agüentando a pressão do pastor, sai da igreja e volta para o mundo das drogas. Desde então, nunca mais tive notícias dele.
I.U.R.D. Liberdade, também na capital, o atual vereador eleito pela igreja, Flávio Lemos tinha com muita chantagem passado a freqüentar a igreja do pr. Gomes, onde eu auxiliava, o Gomes babou tanto o cara, o citando verbalmente nas reuniões, que metade dos membros da igreja se afastou, o Flávio não cumpriu o voto no Liberdade.
Cito também meu primeiro núcleo, uma espécie de igreja que me foi entregue pelo pastor Reginaldo. Situava-se Pombal, um bairro no subúrbio de Porto Velho. Enquanto eu o auxiliava, na regional da Nova Porto Velho. Convenci dois membros da Catedral da Fé a cumprirem a Fogueira Santa no meu núcleo. Eles moravam logo em frente. Foi a primeira vez que menti na igreja. Falei para eles que Deus tinha falado ao meu coração, e que seriam muito abençoados se ofertassem ali. Porém, o que de fato aconteceu é que o pastor Reginaldo falou ao meu coração. Disse que se eu conseguisse seus votos seria abençoado com uma igreja. Eles cumpriram seus votos comigo, R$ 5.000,00, o casal. Depois disso viajei para Ariquemes, onde assumi minha primeira e única igreja. Não houve Fogueira Santa em Ariquemes III, a igreja da qual eu tomava conta. Ela era menor que um núcleo e foi fechada por não conseguir um mês de R$ 2.500,00, a qual era minha meta. Levantei lá dois obreiros, um jovem que havia afastado-se da igreja e uma senhora recém-chegada da Bahia. Depois do fechamento, o jovem saiu da igreja. Não sei de seu paradeiro.
O pior de todos os casos, I.U.R.D. pedrinhas, Capital, eu auxiliava um pastor Cearense, do qual eu não me lembro o nome, era recém chegado, foi a primeira igreja que ele assumiu na vida, pegou logo de cara uma fogueira santa, de todos os membros fixos da igreja só uma senhora não pegou o envelope. Uma aposentada, de idade avançada, o filho vivia na cadeia, ela sobrevivia basicamente da aposentadoria e do churrasquinho que vendia, o desgraçado do pastor ia todos os dias comer o churrasco dela de graça, ela era uma fiel dizimista, e ofertava o que podia.

Num Domingo, o pastor chamou todos os membros que estavam participando da campanha para frente do altar, ela ficou quase que sozinha nos bancos, o que já é uma humilhação. Foi mais ou menos assim que o pastor orou naquele dia:

—Estenda agora suas mãos em direção a igreja, diga meu deus! Meu deus! Em o nome de Jesus, amarra todo o espirito da enganação, queima o diabo que não deixa as pessoas terem fé, diga:

—Diabo, você tá amarrado, amarrado, sai desta vida em nome de jesus!

Claro que o diabo se resumia naquela pobre mulher, coitada, bem, o pastor me deu o microfone, já tinha terminado a oração, e foi orar na cabeça da senhora, ela estava chorando, não sei se de medo ou de vergonha.

Pela primeira vez eu não soube o que fazer na igreja, me limitei a cantar um corinho, que diz mais ou menos : "fogo no diabo da cabeça aos pés", o povo com as mãos estendidas agora unicamente para a mulher, o pastor a rodopiando, eu ficando desesperado, mas tendo que manter as aparencias, ela não estava possuída, não dava qualquer sinal disso, mas ele insistia.

Ela deitou no chão, o pastor afastou os bancos, a empurrou até a frente do altar, foi o primeiro caso de violência fisica, de simulação de exorcismo que eu vi, estava chocado, parei de cantar, dei o microfone pra ele, ela não respondia a suas perguntas, estava em estado de choque.

Ela confiava em nós, e nós a havíamos traído, o pastor deu vários "Sai", ela levantou, ele praticamente a obrigou a pegar o envelope, depois da reunião, ela chorou desesperadamente num banco, e eu ouvindo seus lamentos, não pude dizer nada, só fiz suprimir minha vontade de chorar, ou de quebrar a cara do desgraçado do pastor, passei boa parte daquele Domingo chorando trancado no banheiro.

Aquela senhora passou fome pra cumprir o voto, faz um ano que a vi pela ultima vez, nada de novo na vida dela.

Na primeira oportunidade levei o assunto ao bispo, sabe o que ele disse?

—Ela não pegou o envelope?

—Então qual o problema?

Só isso foi o que o bispo disse, meu coração arde quando lembro disso, nunca fiz algo parecido, mas me torno cúmplice de um caso desses, pelo fato de eu estar lá.

Eu poderia passar dias lhes narrando os casos de derrota financeira, fracasso familiar, depressão, todos causados diretamente pela pressão exercida pela campanha de Israel, posso citar os obreiros da sede regional de Ariquemes, que deviam muito, e com as campanhas só faziam aumentar suas dividas, a obreira do núcleo de Campo Novo de Rondônia, que cumpria todas as suas obrigações, e como benção de deus só recebia espancamento do seu marido, eu disse e não me canso de repetir, não existe vitoria financeira dentro da igreja universal, só dor, magoa, extorsão, vamos a reunião:

O envelope abaixo me foi entregue em uma incursão que fiz na Catedral da Fé de Porto Velho, ganhei também, uma miniatura do Monte Sinai, a oferta que deveria constar nesse envelope, em 13 de Julho de 2003, era de R$ 200,00, usarei nessa reunião, parte do que me foi passado na quarta-feira, em que estive fazendo trabalho de campo na igreja, pra quem ficou com medo de eu me converter J , o envelope serve como um troféu, são menos R$ 200,00 nos bolsos da quadrilha de Edir Macedo.

O atraso é explicado por esse trabalho de campo, e por uma série de contratempos que não vale a pena citar, o Mythirill se precipitou postando um tópico na área ateísmo com o conteúdo parcial dessa parte, segue agora, o que faltava, fiz alterações no texto que antecede essa mensagem, em parte por que não gostei do estilo da edição, e por que faltavam algumas coisas, bem poucas na verdade, fui exigente comigo mesmo, para essa fase da série, como já disse, a considero de longe a mais importante. Espero que aproveitem, e, sem mais delongas, obrigado pela paciência, fiquem com a simulação de uma reunião da: "Fogueira Santa De Israel"



(o tema desta campanha vai ser "Monte Sinai, o sinal da realização dos seus sonhos", vai ter como base a visão de Moisés no Sinai, a sarça ardente. Segundo os bispos, o sonho de Deus era livrar o povo, esse sonho era o mesmo sonho de Moisés, hoje, não seria diferente, deus sonha em abençoar o povo, se o sonho do povo for receber as tais bênçãos de deus, eles vão ter que sacrificar como Moisés, nos altares das igrejas serão montados santuários, um monte de véu, com um desenho do Sinai, uma arca, e algo que lembre a sarça ardente, isso varia muito de igreja para igreja, já que não é subsidiado com as ofertas e sim com o dinheiro dos obreiros, atrás do Sinai, está o lugar onde vai ser depositado o "sacrifício". Essa campanha é, em minha opinião uma das mais apelativas, brincar com o sonho das pessoas não é algo fácil. Só uma coisa, se por algum motivo decidirem aprender a musica inicial, eu tenho um arquivo bem tosco, comigo cantando a musica, contudo, minha voz como ateu já é feia pacas, imagina cantando uma musica crente, ela foi tirada de minhas fitas de diário pessoal da época)

(o pastor entra, é um dia solene, muitos usam terno, ele se põe diante do altar, olhando para o Santuário, o povo de pronto fica em pé, sem mais rodeios ele começa a cantar)

Eu não posso ter nas mãos o meu destino

E mudar o que eu não quero que aconteça

Cada Noite a esperar que um novo tempo

Recomece assim que o dia amanheça

Sou humano tenho sonhos faço planos

Como qualquer outro homem

Quero ser feliz

Mas os sonhos que eu tiver

Sei que posso realizar

Por que eu creio em deus

E ele sempre cumpre o que diz

Ansiedade, medo duvidas, também posso ter

Por que sou fraco sou barro sou pequeno,

mas os sonhos que eu tiver

sei que posso realizar

Por que creio em deus

E ele sempre cumpre o que diz

Sonhos quem nunca teve um sonho pra sonhar

Eu sei que muitos cansam de esperar

e perdem a fé

a fé em deus

Sonhos

Na vida de quem guarda a sua fé

É só uma questão de tempo

nunca aconteceu

De Jesus abandonar um filho seu

—Senhor meu deus e meu pai, em o nome santo do senhor jesus cristo, nós nos colocamos ante teu santuário hoje, por que ó deus, o senhor tem um sonho, o teu sonho é abençoar a vida das pessoas, como no passado, tu ouves o clamor do teu povo, em meu pai, como no passado a sarça ardeu pra Moisés, hoje o teu povo vai ouvir tua voz. Por que meu deus, o mundo vem crescendo, os filhos de faraó tem a prosperidade, e o teu povo fica ver navios, isso não pode mais acontecer, não vai mais acontecer, por que o senhor é conosco, como os grandes homens do passado, através do sacrifício, nossas vidas vão mudar, vão em o nome e para a gloria do senhor jesus, dia amém, e graças a deus.

—Os obreiros, por favor, tragam o azeite sagrado, tragam o óleo que os bispos trouxeram de Israel (na verdade, o que é entregue aos pastores, quando muito é um vidro com 50 ml ou menos de um azeite branco, bem parecido com óleo de soja, os bispos nos diziam que era vindo de Israel, aí se mistura esse azeite com mais um pouco de óleo de oliva daqui mesmo, e dizem pro povo que tudo veio de Israel, que foi consagrado a deus no Sinai), presta atenção pessoal, deus tocou no meu coração, e antes de começarmos a reunião, eu quero lhe consagrar com esse azeite, Davi disse: Unges-me a cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Nós vamos colocar um pouco desse óleo, que veio do Sinai nas suas cabeças, pra que o espirito daquela montanha sagrada, esteja em suas vidas, amém?

—Venham aqui na frente, deus quer abençoar sua vida.

deus que chama o seu povo

pra esta causa santa

o espirito santo

já se move em nós

já se move em nós ungidos do senhor

é o pastor juntando ovelhas

pra este avivamento

o sinal dos tempos

novo pentecostes

já começa nós ungidos do senhor

deixa queimar esta Fogueira santa

por que este fogo não se apagará

esta Fogueira tem poder de deus

poder de deus neste lugar

(toda a igreja está envolvida no clima da campanha, atrás de cada banco temos um cartaz da Fogueira, a empolgação é total, contagiante, todos recebem o óleo, agora, começa a extorsão emocional)

—Em nome jesus, servos de deus, estendam suas mãos em direção a este altar, que a partir de agora, pela fé, vai ser o monte de deus, em nome de jesus.

(o tom começa com firmeza, depois, aquele quase choro típico, como quem se importa com a situação do povo, na verdade, muitos pastores choram de verdade, mas de medo de sua campanha fracassar, e ele perder os privilégios adquiridos)

—Ó deus do Sinai, eu clamo agora ao mesmo deus que chamou Moisés, no mesmo deus que disse: Eu sou quem sou! Eu clamo ao deus de Abraão, Isaque, Jacó, eu clamo ao rei dos reis, o senhor do universo, o teu povo está com as mãos estendidas teus servos também, e eu como teu sacerdote, consagro agora este santuário, eu determino em nome de jesus, que esse altar agora se torna o santo dos santos, o lugar do sacrifício, o lugar onde, no dia 13, o fogo santo vai descer, e como as línguas de fogo, que lamberam o sacrifício de Elias no monte carmelo, como o fogo que consumiu o boi de Gideão, o próprio deus vai descer do céu, e aceitar o sacrifício do seu povo, não vai ser oferta não meu deus, não vai ser dizimo, não! Vai ser o tudo, tudo, o seu povo vai colocar o seu tudo no teu altar, todo o sustento, e o senhor vai ter que ouvir.

—Meu pai, abençoa este teu servo hoje, por que não é fácil falar a teu povo, não é fácil pedir um sacrifício, mas o senhor sabe bem, a tua palavra se nos ensina, que só há uma maneira de receber sua benção, e essa maneira é sacrificando, Caim ofereceu do fruto da terra, a bíblia diz que ele não foi aceito, mas Abel, meu deus, Abel deu do melhor do seu rebanho, deu o tudo, o senhor abençoou Abel, põe em nós o espirito de Abel, põe em nós o fogo de Elias, a fé de Davi, a autoridade de Moisés, nós te pedimos, vem sobre tua igreja, e prepara nosso coração para sacrificar, prepara nosso coração para sangrar, como o teu sangrou, senhor jesus, prepara nossas vidas.

A quem livrei do abismo

do lugar mais longínquo da terra

eu disse, tu é meu servo

eu te escolhi

não temas por que não te rejeitei

Eu sou contigo

não temas

nem te espantes

eu sou teu deus

eu sou teu amigo

te fortaleço e te ajudo

e te sustento com o meu poder

estou contigo

Eis que serão

envergonhados

e confundidos

todos os que te perseguirem

serão todos reduzidos a nada

aqueles que demandam contra ti

Eu sou contigo

não temas

nem te espantes

eu sou teu deus

eu sou teu amigo

te fortaleço e te ajudo

e te sustento com o meu poder

estou contigo

—Pai, se tu és conosco, nossa vida tem que mudar, o teu povo tem sonhos, eu não sei qual o sonho dessas pessoas, mais o meu sonho, e o seu sonho, é ver a vida delas mudar, vem espirito santo, desce desse monte, queima o coração do teu povo, toca com as brasas do altar de deus, o teu povo não pode aceitar, não pode se sujeitar a dominação de faraó, faz essas pessoas entenderem o valor do sacrifício.

—Israel foi escravo, até o momento em que eles sacrificaram, até quando eles, pela fé, mataram um cordeiro e colocaram nas portas de suas casas, nesse momento em diante, o senhor passou a ser responsável pela vida daquele povo, o livramento estava ali, mas o senhor nada podia fazer, a benção só veio depois do sacrifício, só depois que o povo ofertou, aí sim, o senhor se manifestou, quebrou o coração de faraó, e libertou Israel.

—Tem muita gente na igreja meu deus, que é como o povo do passado, clama ao senhor, até te serve, mas na hora de sacrificar fica com medo, tem medo do faraó das dividas, tem medo do faraó do marido, tem medo dos faraós da vida, tem muita gente, que é escrava ainda do faraó da bebida, da prostituição, tem gente meu deus que é escrava do faraó do homossexualismo! Isso tem que acabar, mas o senhor nos ensina que só há um modo de mudar, a oferta chama a tua atenção, como a oferta de Gideão chamou, mas o senhor quis mais, quis tudo, quis o boi, quis o sacrifício, por que deus, o sacrifício o traz até nós, só através do sacrifício, o senhor desce do céu, e muda a vida das pessoas!

—Meu amigo minha amiga, Israel clamou a deus, o povo de Israel exigiu também de deus a resposta para suas suplicas, suas dores, fala pra deus agora o seu sonho, fala pra ele qual o seu propósito nessa campanha, mostra pro seu deus pra que você veio aqui, fala com teu pai, hoje ele te ouve, em nome de jesus.

(é importante colocar as pessoas pra falar com deus, antes do golpe do envelope, por que, segundo o bispo Romualdo, isso a coloca quase que num compromisso de participar da campanha, note que tudo que esta sendo dito, é no sentido de justificar a atenção de deus, somente através do sacrifício, isso é muito importante, as pessoas tem que crer, que deus só olha pra elas se elas sacrificarem, que a benção só vem depois que ela der o tudo, esse é o espirito da campanha)

Senhor, tivemos um sonho

De compor uma canção

Que voe pelo ar

E que venha a pousar

Como uma língua de fogo

Em quem veio te Buscar

Queremos ser a terra

Que o senhor semeia o trigo

A fonte de água viva

De onde nascem os rios

Nos reveste neste canto

Como fazes aos lírios do campo

Ó fogo que vem do céu

Vem e arde dentro de mim

Como a sarça do deserto

Vai queimando sem ter fim

Eis que tudo se faz novo

E voltamos ao início

Cordeiros consagrados

Para ser teu sacrifício

Como um filho pede o pão

Nossa humilde oração

Derrama, senhor, neste canto

A unção do Espírito Santo

—Diga, meu deus, meu deus! Em nome de jesus, derrama na minha vida a unção do teu espirito, derrama ó pai, me dá forçar para sacrificar, se comigo, com tu fostes com Moisés, muda minha vida nesse dia! Quem crê diga amém, e graças a deus.

—Palmas pra jesus. Podem sentar.

—Nós estamos vivendo a fé de Moisés, amém?

—A palavra de deus, nos fala, que Moisés estava pastoreando seu rebanho, aos pés do Sinai, quando, uma voz veio do céu, o chamando para o alto do monte. Todo o ano, os bispos da igreja universal, vão a terra santa, com o seu pedido, e o consagram a deus, a igreja não quer sua oferta, deus não quer uma oferta sua, como não quis de Moisés, deus mandou Moisés largar tudo. Tudo mesmo, pra servir a ele e libertar o povo de deus do Egito, os pais de Moisés eram escravos, um dos sonhos dele era ver o seus pais livres, o sonho de deus era libertar o povo, que clamava por justiça.

—Quando, o seu sonho e o sonho de deus, são os mesmos, aí meu amigo, minha amiga, ninguém pode te segurar, ninguém, nem todo o exercito de faraó pode segurar Moisés, nem todo os demônios do mundo podem contra um servo de deus que sacrifica, quem crê diga graças a deus.

—Abra sua bíblia em Êxodo, capitulo 3, feche seus olhos, coloque a mão sobre sua bebia, sobre a palavra de deus, vamos orar:

—Senhor Espirito Santo, esta escrito que és tu que convence da verdade, portanto eu peço, convence o teu povo da verdade da tua palavra nesse momento, faz com que eles enxerguem a vontade do pai, mostra a essa gente, o que o senhor tem mostrado aos bispos da tua igreja, abre nossos olhos, corações, nossas mentes.

Sou humano tenho sonhos faço planos

Como qualquer outro homem

Quero ser feliz

Mas os sonhos que eu tiver

Sei que posso realizar

Por que eu creio em deus

E ele sempre cumpre o que diz

Ansiedade, medo duvidas, também posso ter

Por que sou fraco sou barro sou pequeno,

mas os sonhos que eu tiver

sei que posso realizar

Por que creio em deus

E ele sempre cumpre o que diz

Sonhos quem nunca teve um sonho pra sonhar

Eu sei que muitos cansam de esperar

e perdem a fé

a fé em deus

Sonhos

Na vida de quem guarda a sua fé

É só uma questão de tempo

nunca aconteceu

De Jesus abandonar um filho seu

—O senhor nunca abandonou Moisés, meu pai, se com o teu povo nesse momento, em nome de jesus, nós te pedimos, abra nossas mentes para a sua palavra, amém,

(é importante que se diga, que esse não é um comportamento padrão da igreja, varia de pastor para pastor, eu apenas usaria esse, estou mesclando o conteúdo de reuniões que eu ouvi, dos bispos, Clodomir, Romualdo, Sérgio Von Helder, e Carlos Rodrigues, particularmente nunca tive a oportunidade de ouvir o Edir Macedo pregando Israel, estou sendo brando, para, quando aplicar o golpe do envelope, pegar as pessoas, o mais abertas possível, isso tira bastante trabalho futuro, para explicar a necessidade de dar tudo, a maioria das pessoas, pega o envelope atraída pela conversa fácil do pastor, depois, acaba cumprindo o voto, pela imposição feita nos demais cultos, "hoje vamos dar o envelope, a parte mais fácil, mas, se não for bem feita, perdemos todo nosso trabalho, temos que fisgar a pessoa pelo coração, faze-la entrar no espirito e participar da campanha, para, assim, poder exigir, cobrar dela a fidelidade, assim, no dia da campanha a gente arrebenta", ensinava o bispo Carlos Alberto Rodrigues, hoje deputado federal, em uma gravação de reunião ministrada aos pastores do Distrito Federal, cuja cópia eu possuía)

Êxodo cap. 03

1-Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu soro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de deus, a Horebe.

2-Apareceu-lhe o anjo do senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça não se consumia.

3-Então, disse consigo mesmo: Irei para lá, e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?

4-Vendo o senhor que ele se voltava para ver, deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!

5-Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás, é terra santa.

6-Disse mais: Eu sou o deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.

7-Disse ainda o senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento;

8-por isso, desci a fim de livra-los da mão dos egípcios e para faze-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.

9-Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até a mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.

10-Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.

11-Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?

12-Deus lhe respondeu: Eu serei contigo, e este será o sinal que eu te enviei; depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus nesse monte.

13-Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual o seu nome? Que lhes direi?

14-Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.

15-Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado, de geração em geração.

16-Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O SENHOR, o deus de vossos pais, Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me apareceu, dizendo: Ene verdade vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito.

17-Portanto, disse eu: Far-vos-ei subir da aflição do Egito para a terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu, para uma terra que mana leite e mel.

18-E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, a fim de que sacrifiquemos ao SENHOR, nosso Deus.

19-Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte.

20-Portanto, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.

21-Eu darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e, quando sairdes, não saíram de mãos vazias.

22-Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestimentas; as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.

—O povo de Israel clamou, amém?

—Deus se voltou para ele, deus moveu sua atenção para o sofrimento seu povo, e mandou Moisés para liberta-los das mãos dos que os oprimiam.

—Moisés estava pastoreando o rebanho quando deus lhe chamou para Horebe, o monte de deus, o monte Sinai,

2-Apareceu-lhe o anjo do senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça não se consumia.

3-Então, disse consigo mesmo: Irei para lá, e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?

4-Vendo o senhor que ele se voltava para ver, deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!

5-Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás, é terra santa.

6-Disse mais: Eu sou o deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.

GÊNESIS cap. 15

[...]

10-E ele tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e lhes pôs em ordem as metades, umas de fronte das outras, e não partiu as aves.

[...]

17-E sucedeu que, posto o Sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços.

18-Naquele mesmo dia, fez o SENHOR aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito, até o grande rio Eufrates;

—Qual o sonho de um escravo?

—A liberdade, sim ou não?

—E qual o sonho de um pai?

—Se você fosse um pai, e seu filho estivesse escravizado, qual seria o seu sonho?

—Entendam, deus tinha uma aliança com Israel, uma aliança feita com Abraão, Isaque, Jacó, deus tinha a responsabilidade pela felicidade do povo dele, foi feita uma promessa:

GÊNESIS cap. 15

[...]

10-E ele tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e lhes pôs em ordem as metades, umas de fronte das outras, e não partiu as aves.

[...]

17-E sucedeu que, posto o Sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços.

18-Naquele mesmo dia, fez o SENHOR aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito, até o grande rio Eufrates;

—Abrão sacrificou, e recebeu a resposta de deus, deus havia prometido dar aquela terra nas mãos da descendência de Abrão, amém? A partir daquele momento, a responsabilidade pelos filhos de Abraão estava nas mãos do próprio deus, o povo que era escravo no Egito, se lembrou daquela promessa e clamou a deus.

ÊXODO 2

[...]

23-Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor chegou até a Deus.

24-Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, Isaque e com Jacó.

25-E viu deus os filhos de Israel e atentou para sua condição.

—Durante esses últimos dias, nós estamos clamando a deus, quem esteve clamando conosco?

(É normal que antes da campanha de Israel, sejam feitos votos na igreja, micro ofertas, ou propósitos de oração, o objetivo é envolver as pessoas no tal espirito de Israel, na verdade, esse tipo de campanha visa preparar terreno para o dia do golpe.

No exemplo citado aqui, o pastor vem clamando a dias, ou semanas com as pessoas pela resposta de deus, assim, a Fogueira Santa vem como uma resposta as suplicas, como na mitologia judaica, Moisés era a única solução possível para o povo, o sacrifício é a única maneira de mudar a vida do ouvinte, esse método de preparação em geral sempre se mostrou eficiente)

—Esse clamor inclinou os ouvidos de deus até nós, quem está me entendendo?

—Deus tem uma aliança conosco, uma aliança firmada no calvário, amém? Essa aliança é mais forte ainda que a aliança feita com Abraão, quando o senhor jesus morreu ele disse: "Esse é o sangue da nova e ETERNA aliança" , a semelhança do povo de Israel, nós temos uma aliança com deus, e muita gente dentro da igreja tem sido oprimida nas mãos de faraó.

(agora começa a parte emocional)

—Mas quem é faraó hoje em dia? Quem é que te oprime? Tem gente aqui na igreja, pessoas que tem anos de igreja anos mesmo, mas se você for olhar pra vida dela, vai ver uma vida destruída, vai ver amarração, ela até tem uma aliança com deus, tem seu batismo nas águas, toma a santa ceia, é liberta, mas o faraó continua oprimindo ela, hoje deus se lembrou da sua aliança, diga graças a deus, deus se lembrou, deus se lembrou de você hoje, mas foi o fato de deus se lembrar que livrou Israel?

—Deus desceu do céu e colocou o povo na terra prometida? Foi assim? Quem acha que foi levanta a mão. A gente vem ha alguns dias falando da historia do povo de deus, abra sua bíblia em:

ÊXODO 12

[...]

3-Falai a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mes, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais

[...]

5-O cordeiro será sem defeito, macho de um ano

[...]

7-Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta.

[...]

13-O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes

[...]

36-E o SENHOR fez com que seu povo lograsse favor da parte dos egipcios, de maneira que lhes davam o que pediram. E despojaram os egípcios.

[...]

40-Ora, o tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.

41-Aconteceu que, ao cabo de quatrocentos e trinta anos, nesse mesmo dia, todas as hostes do SENHOR saíram da terra do Egito.

—Só depois que o povo sacrificou, só depois de derramar o sangue.

—Só assim aconteceu o livramento.

—Deus esta olhando pra você, deus tem o sonho de mudar a sua vida, deus ouve o seu clamor, mas só o seu sacrifício é capaz de mover a mão de deus. Só através do sacrifício.

—Aprenda, a oferta, seja ela em oração, dinheiro, jejum, ela chama a atenção de deus, como o clamor do povo de Israel chamou a atenção dele, mas o sacrifício, o sacrifício traz ele até você.

—Abra sua bíblia em Gênesis, capitulo 4:

GÊNESIS cap. 04

[...]

3-Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.

4-Abel, por sua vez trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;

5-ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou.

—Todos conhecem o fim dessa historia, Caim se revoltou e matou Abel, mas vejam só o que deus disse para Caim:

[...]

10-E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama da terra a mim.

—A voz do "sangue" de Abel clamava, por que deus tinha se agradado do sacrifício de Abel, deus se moveu quando o sangue dele foi derramado, quem tá me entendendo?

—Abra a sua bíblia em Juizes capitulo 6:

JUÍZES 6

[...]

19-Entrou Gideão e preparou um cabrito e bolos asmos dum efa de farinha; a carne pôs num cesto, e o caldo numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho e lho apresentou.

20-Porém o Anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os bolos asmos, põe-nos sobre esta penha e derrama-lhes por cima o caldo. E assim o fez.

21-Estendeu o Anjo do SENHOR a ponta do cajado que trazia na mão e tocou a carne e os bolos asmos; então, subiu fogo da penha e consumiu a carne e os bolos; e o Anjo do SENHOR desapareceu da sua presença.

[...]

25-Naquela mesma noite, lhe disse o SENHOR: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal que é de teu pai, e corta o poste-idolo que está junto ao altar.

26-Edifica ao Senhor, teu Deus, um altar no cume deste baluarte, em camadas de pedra, e toma o segundo boi, e oferecerás em holocausto com a lenha do poste-ídolo que vieres a cortar.

—Gideão deu sua oferta, mas Deus só firmou sua aliança com ele depois do sacrifício, ninguém até hoje, em toda a historia da bíblia foi abençoado sem que houvesse um sacrifício, lembram do jovem rico? Lembram de Davi? O maior exemplo de todos, o próprio senhor Jesus.

—Deus tem o sonho de abençoar sua vida, deus quer cumprir a aliança feita com você, mas, para isso, para que ele mova a mão dele em sua direção é necessário um sacrifício!

—Sem fé, é impossível agradar a deus, o justo viverá pela fé, quem tiver a fé do tamanho de um grão de mostarda pode transportar uma montanha, só há uma maneira de você mostrar essa sua fé em deus, sacrificando . Fiquem de pé, fechem seus olhos, em nome de jesus, vamos falar com o deus, com o qual nós temos uma aliança.

Senhor, tivemos um sonho

De compor uma canção

Que voe pelo ar

E que venha a pousar

Como uma língua de fogo

Em quem veio te Buscar

Queremos ser a terra

Que o senhor semeia o trigo

A fonte de água viva

De onde nascem os rios

Nos reveste neste canto

Como fazes aos lírios do campo

Ó fogo que vem do céu

Vem e arde dentro de mim

Como a sarça do deserto

Vai queimando sem ter fim

Eis que tudo se faz novo

E voltamos ao início

Cordeiros consagrados

Para ser teu sacrifício

Como um filho pede o pão

Nossa humilde oração

Derrama, senhor, neste canto

A unção do Espírito Santo

—Pai, o teu povo já clamou, e da mesma maneira que o senhor instituiu Moisés para libertar o povo do Egito, o senhor instituiu a igreja universal do reino de deus para livrar estas pessoas de faraó. Deus, o teu povo é escravo de faraó, o teu povo sofre, é chicoteado pelos egípcios, o diabo ri da cara do teu servo, e isso não pode acontecer, tá amarrado pai, em nome de jesus, tá amarrado esse demônio, esse capeta que tranca os caminhos dessa pessoa!

—Ela é escrava das dividas, escrava do juro do banco, escrava do agiota, e é você que faz isso diabo, você é o faraó dessa pessoa, sai daí, em nome de jesus.

—Meu amigo, minha amiga, coloque as mãos sobre a sua cabeça, tem diabo aqui que não quer te ver participando da campanha de Israel, o diabo sabe que quando o seu pedido chegar no Sinai, sua vida vai mudar, e ele vai fazer de tudo pra não te deixar pegar o envelope, mas nós vamos orar, e deus vai te livrar desse capeta.

—Espirito Santo de deus, vem agora sobre essas pessoas, e passa, como uma língua de fogo, passa arrancando pela raiz todo o diabo, todo o capeta que impede ela de ter fé, vem com o teu poder meu deus, vem agora.

—É você que se chama faraó, você que se chama Zé Pilintra, você Zé Pilintra é o faraó do marido dela, ele é escravo da bebida, você mesmo, você Exu Caveira, o filho dela usa droga, ele só se veste de preto, e é por tua causa, sai desse corpo agora.

—Vamo, eu sei que tem diabo aqui, tem capeta escondido, vamos demônio, manifesta agora, a deus eu peço, a ti eu mando diabo, a deus eu peço, a ti eu mando, sai agora dessa vida, eu quero a Pombagira, você mesmo Pombagira, o marido dela tem muitas amantes, por que você ganhou champanhe pra fazer isso, você foi paga para destruir o casamento dela, sai dessa vida Pombagira, agora, em nome de jesus, sai, sai, sai. O filho dela é gay, ele gosta de homens, e você é responsável por isso, sai daí espirito que causa o homossexualismo, sai desse corpo, agora, sai, em nome de jesus, tem diabo ali obreiro, tem gente passando mau, presta atenção obreiro.

—Vem Espirito de deus, passa agora, essa pessoa fica, mas você sai capeta, em nome de jesus.

—Feche seus olhos, em nome de jesus, deixe eu orar por você, deixa o espirito santo te ajudar, concentra seu pensamento em deus, confia nele, em nome de jesus.

—Exu da Morte, é com você que eu falo, sai desse corpo, ela tem desejo de suicídio, ela tentou se matar, ele tentou a morte, eles tem desejo de morrer, e é você que faz isso capeta, sai daí, agora, sai!!!

—Lucifer, você mesmo Lucifer, você ganhou um boi pra matar esse homem, e ele vive doente, e não sabe por que, é você que faz isso, vamos, manifesta, agora, em nome de jesus, cai de joelho cão.

—A Deus eu peço, a ti eu mando diabo, sai daí agora, você mesmo, Tranca Ruas, o comercio deles não vai pra frente e você esta bem na porta, você que é o faraó dessa vida, sai daí agora em nome do senhor jesus.

—Meu deus, como o senhor chamou Moisés no Sinai, o senhor me chamou um dia, se o senhor está comigo, eu quero que agora, todo o diabo que resta nessa igreja se manifeste agora, em nome de jesus, obreiro presta atenção, vai cair tudo que é cão agora, em nome de jesus, três, dois, um em nome de jesus, manifesta agora, em nome de jesus.

—Abra seu olhos, olha aqui o faraó de hoje, olha quem manda na vida das pessoas.

—Qual teu nome demônio?

—Exuuuuuuu Caveeeeeiiiiiirrrrraaaaaaa!

—O que você esta fazendo na vida desse jovem?

—Eu quero sangue, eu vou matar ele, ah ra raaaaaaaa

—Ha quanto tempo você esta aí?

—Quando ele nasceu a mãe dele deu ele pra mim, ele é meeuuuuuuuuuuuuuu, meuuuuu!!!!

—O que você ganhou?

—Não faloooooooooooooo!

—Fala, fala ou não fala pessoal!

—Auxiliar, me traz o envelope da Fogueira santa.

—Olha aqui demônio, sabe o que é isso?

—Fogo, ai, aiiiii, tá queimando.

—Tirraaaaaa, tiraaaa isso daqui, aiiiiii.

—O que você ganhou, fala!!

—Fala, fala agora diabo!

—Galinha, bode, boi, eu ganhei a vida dele, a vida dele é minha, eu vou matar ele, ele vai se matar!!!!!!!!

—Há há há, ele vai se matar, eu vou matar ele, ele ja é meu, meu meu, há há há!!!

—Tá amarrado em nome de jesus.

—Diabo, vira o rosto pro altar, vira agora, em nome de jesus!

—Há, não vai virar não?

—Estende a mão pra cá povo de deus, que eu só vou estender o envelope, grita comigo:

—Queima jesus, queima, queima, queima, queimaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

—Tá olhando lá em cima?

—Dia 13 de julho, lá naquele lugar, você vai estar de uma vez por todas fora da vida desse rapaz.

—Em nome do meu...

—Aiiiiiiiiiiiiiiii, argggggghhhhhhhhh, (ruídos e grunhidos)

—O que foi, você não pode ouvir o nome do meu deus?

—Em nome do deus de Israel, você vai ser derrotado na Fogueira santa de Israel.

—Tem mais diabo por aqui gente, qual o teu nome demônio?

—Pombagiraaaaaaaa, há há há!

—Por que você tá rindo Pombagira?

—Por que o filho dela é meu! Ele é meu, a namorada dele deu ele pra mim, há há hááááááááááaááááá

—Qual tipo de problema você causa na vida do filho dele?

—Ele gosta de homem!

—Tu tá amarrada Pombagira!

—Ele gosta de dar o c*, ele é meu, ele vai acabar na rua, vai virar travesti, ele é meu, meuuuuuuu!

—Viu só pessoal?

—Eu preciso falar alguma coisa? Tem filho do diabo que diz que isso é normal, olha o normal aqui, olha o que é normal nesse mundo.

—O que mais você faz na família dessa mulher Pombagira?

—O marido dela tem amante, ela bebe, fuma, eu vou matar ela, eu quero ver ela na fossa primeiro, ela vai perder tudo, tudo, eu vou acabar com ela.

—Tá vendo pessoal? Olha o que o diabo quer fazer, esse é o faraó, talvez você mãe fique desesperada com seu filho, ele tem voz fina, é afeminado, olha a causa, é isso aí que faz.

—Tem mais um aqui.

—Qual o seu nome, demônio?

—Tranca Rua, Tranca Rua, ahhhhhhhhhhh

—Tem quantos contigo aí?

—Três mil, a vida dele é minha, ele é meu, o comercio dele é amarrado, eu fico na porta, ninguém entra, ele vai falir, há há há, eu acabei com ele, acabei com a vida dele, ele quer morrer, eu coloco na cabeça dele pra ele matar a família e se matar, e eu vou conseguir!!

—Levanta a cabeça dele Tranca Rua, agora! Vamo levanta a cabeça dele. Em nome de jesus.

—As vezes, você tem um comercio, só que ninguém entra lá, você faz promoção, dá brinde, e nada, olha quem fica na porta da sua loja, olha quem te amarra a vida, isso aqui [...] Levanta a cabeça demônio, olha pro povo, olha./

—Em nome de jesus, levanta a cabeça, agora.

—Isso aqui, esse diabo, amarra a tua vida, amém?

—Ele é o faraó, e só tem uma maneira de amarrar faraó, sacrificando a deus.

—Quer ver uma coisa:

—Tranca Rua, você quer que ele pegue o envelope de Israel? [...] Responde capeta, responde.

—Não quer falar não, auxiliar, me dá aqui um envelope, eu vou colocar na boca desse diabo, quero ver ele não responder.

—Ai, para, para, tirar essa merda daqui, tira isso, seu babaca, tira essa por** daqui ,agora, tira, ai.

—Fala, você quer que ele participe da Fogueira santa?

—Não, eu não vou deixar.

—Por que?

—Fala capeta, fala, fala, em nome de jesus, fala agora.

—Por que ele vai ser abençoado, eu vou ter que deixar ele, o cara lá de cima vai ganhar, mas eu não vou deixar, eu não vou deixar, não, não.

—Diga graças a deus, o "cara lá de cima" vai ganhar se você participar de Israel, só o diabo tem a perder, amém?

—Qual o chefe desse corpo? Quem manda aí?

—Eu, eu mando, eu ganhei um monte de coisa, colocaram o nome dele na boca do sapo, ele é meu.

—Mentira, qual o chefe?

—Eu quero o chefe, agora, agora, vamos, no três vai manifestar o chefe, um, dois, [...]

—Tá amarrado, segura o corpo dele, vamo, de pé, de pé. Três, pronto. Qual o teu nome?

—Lucifer, eu mando em tudo, o mundo é meu, meu, meu.

—O mundo é do meu deus, você tá amarrado Lucifer, amarrado.

—Eu quero é ver, não vou deixar ninguém pegar o envelope, um bando de covardes, covardes, eu vou levar todos vocês pra miséria, eu vou colocar dúvida, eu quero matar, eu vou ganhar, há, há, há.

—Olha pra cá pessoal, olha quem fica falando no seu coração:

—O que você fica assoprando no ouvido dessas pessoas demônio?

—Eu falo que você tá roubando elas, eu falo pra elas saírem da igreja, eu falo que deus não existe, eu coloco dúvida, eu quero matar elas.

—Virão só? Até de deus o diabo faz você duvidar, quem já duvidou aqui, levanta a mão.

—Esse é o faraó, e você tem que sacrificar pra ele sair da sua vida, só assim você se liberta dele, só assim você se liberta do cão, amém?

—Diabo, pega tudo que você ganhou para entrar na vida dele, tudo, traz toda a legião de demônios pra cá, pega tudo, em nome de jesus, agora!

—Não, eu não posso, eu não posso voltar sem ele, não vou.

—Deus, em nome de jesus, que esse envelope, que eu desde já tomo como meu, onde eu vou colocar meu sacrifício, seja como o cajado de Moisés, em nome de jesus. Quando eu tocar nesse diabo, que ele venha a trazer todo a legião, todo o trabalho que ele ganhou, e que esse empresário seja liberto, em nome do senhor jesus.

—Traz tudo, eu quero tudo agora, no meu pé, bem aqui, nem uma unha vai ficar, eu quero tudo que vocês ganharam tudo mesmo, traz toda sua família de demônios, todos aqui agora, coloca tudo aqui, em nome de jesus.

—Ai, tira isso das minhas costas, tá queimando, tira isso de mim, agora, tira, pronto, tá tudo aqui, tudo.

—Mentira, tem mais coisa aí, tem mais aí eu mandei tudo, agora, tudo faraó.

—Pronto, (choro)

—Tá chorando por que diabo?

—Meu chefe vai me bater, quando eu chegar lá, eu vou apanhar.

—Coloca as mãos pra traz, eu piso agora em tudo que você ganhou, pega todos os demônios, coloca nas suas costas, todos, agora, tá tudo desfeito, em nome de jesus, do senhor jesus, sai, sai, saaaaaaaiiiiiii, sã, sã, agora, em nome de jesus, de uma vez por todas, sai.

—Amém, graças a deus, pode ficar de pé senhor.

—Qual o nome do senhor?

—Flávio.

—Seu Flávio, faz quanto tempo que o senhor vem a igreja universal?

—Tem uns dois meses, onde eu estou, o que aconteceu comigo?

—Seu Flávio, tinha vários espíritos malignos na sua vida, nós o libertamos em nome de jesus.

—Seu Flávio, o que o senhor pensava da Fogueira santa de Israel enquanto eu pregava? Pode ser sincero.

—Pastor, eu tinha dúvida, eu pensava que era pra me roubar, eu dizia que eu nunca ia dar meu dinheiro, desculpa, pra esses ladrões.

—E agora, seu Flávio?

—Eu vou participar da campanha pastor, deus vai mudar a minha vida.

—Graça a deus, gente, fiquem de pé, vamos libertar todas essas pessoas aqui, e continuar nossa reunião, coloquem as mãos sobre a cabeça, em nome do senhor jesus cristo.

(Uma pausa aqui. Há uma regra na I.U.R.D., quando tudo falhar, ainda há o exorcismo, ou como dizem por lá: "Oração Forte". Como eu considerei a reunião que eu estava escrevendo muito fraca, resolvi usar essa arma especial. O Bispo André Luiz usou uma vez na Catedral da Fé de Porto Velho, eu me lembrei em boa hora. Os demônios sempre respondem o que os pastores querem. Não sei se você já percebeu isso, mas se presta atenção nas reuniões isso é um fato. O que quase ninguém percebe é que os pastores e bispos vivem de "conversas de pé de ouvido" com as pessoas ditas manifestadas.

Durante esses diálogos, as ordens são proferidas, como já disse, essas manifestações não passam de transe hipnótico, e as falas, em sua maioria seguem a orientação dada nesse "pé de ouvido", os pastores dizem, por exemplo: "—Vou colocar esse envelope e, em nome de Jesus você vai sentir fogo", "—Eu quero o chefe, Lucifer, é o chefe, eu quero ele", "—Eu quero o galinha que você ganhou", tudo isso bem baixinho, só as pessoas em transe ouvem, eu sei por que isso me foi ensinado, e claro, já o fiz. Sobre os problemas, já dizem nos cultos que certos demônios são responsáveis pelo desejo de suicídio, pelo homossexualismo, pela bebida, as pessoas só exteriorizam essas premissas.

O mais alarmante nisso tudo, é que, depois de passar por uma situação dessas é quase impossível para a pessoa não pegar o envelope. No caso de meu personagem aqui, o sr. Flávio, ele acaba de ser informado, das causas dos seus problemas, e da respectiva solução, ele está confuso, assustado, é difícil usar a razão quando você acaba de se levantar, todo sujo, suado, e sem lembranças do que aconteceu. Voltando a reunião...)

—Os obreiros, segurem firme os demônios por favor, cuidado para não machucar as pessoas, vamos orar forte, pra mandar embora todo o mau dessas pessoas, fechem os olhos.

—Senhor meu deus e meu pai, eu estendo o meu envelope da Fogueira santa, e determino, que ele seja como o cajado de Moisés, e em nome do seu filho senhor jesus cristo, eu amaldiçôo esse diabo, eu praguejo faraó, e ordeno que tudo o mau, saia, saia, e saia em nome de jesus.

—Repita com fé:

—Meu deus, meu deus, eu rejeito todo o espirito de dúvida, todo o mau que me confunde, eu quero viver a fé de Moisés, por tanto, em nome de jesus todo o mau, todo o mau, sai, sai, e sai, em nome de jesus: Sai.

—Coloque a mão no seu coração.

—Senhor meu deus, meu pai, eu entrego nas suas mãos a vida dessas pessoas, eu já falei quem tu és, já disse que tudo tu podes, agora cabe a ti convence-las, cabe ao senhor meu pai trazer a fé ao coração delas, eu te peço isso em nome de jesus, injeta a fé verdadeira nessas vidas, injeta meu deus, o espirito de Gideão, de Davi, de Abraão, em o nome e para a gloria do senhor jesus, quem crê diga amém, e diga graças a deus.

—Podem sentar.

—Aqui está o envelope da Fogueira Santa de Israel, você já viu quem é responsável pela dor, pelo sofrimento, viu quem é o faraó da sua vida, cabe a você exercer, ou não a sua fé, eu como Moisés estou oferecendo a livração do mau, a fé, e a vida é sua.

—Pastor, eu tenho fé, e em nome de jesus, no dia 13 de julho, eu vou subir o monte Sinai, e trazer meu sacrifício, meu sacrifício vai ser de R$ 50.000,00, ou mais, venha aqui na frente e pegue o envelope na minha mão.

—Pessoal, deus tocou no meu coração agora, você vai vir até aqui, pegar o envelope na minha mão e colocar a sua mão na minha cabeça, vamos fazer um pacto, abra sua bíblia no livro de Isaías, capitulo 24:

ISAÍAS 24

[...]

2-O que suceder ao povo isso sucederá ao sacerdote;

—Eu vou colocar a minha mão na sua cabeça, você vai colocar a sua mão na minha cabeça, tudo que acontecer com você vai acontecer comigo, eu vou ser fiel a deus, se você for fiel, como eu, nós vamos vencer, amém?

(O que não deixa de ser verdade, isso é uma maneira de se assegurar o cumprimento do voto, mas, pode muito bem ser tido como verdade absoluta, se as pessoas não forem fieis, o pastor se ferra. Essa tática também serve para prender a pessoa a igreja e ao pastor, é comum pastores espertos induzirem membros de outras igrejas a cumprir seus votos nas suas, eu mesmo já fiz isso, então, com um compromisso firmado, fica difícil pra pessoa cumprir em outro templo.)

—R$ 50.000,00, em nome de jesus, ou mais.

(Claro que é muito difícil, quase impossível disso acontecer numa igreja pequena, numa catedral, não é tão incomum, mas o pastor tem que mostrar que tem fé, sempre joga lá em cima a oferta inicial)

—De R$ 50.000,00 à R$ 25.000,00, em nome de jesus, é seu sacrifício, tem gente que diz: Pastor, mas eu não tenho tudo isso, aprenda isso, sacrifício não é o que você tem em casa, é o que você não tem, isso sim é sacrifício. De R$ 25.000,00 à R$ 15.000,00, pegue seu envelope.

—A oferta chama a atenção de deus, o sacrifico traz deus até você, de R$ 15.000,00 à R$ 10.000,00, em nome de jesus, venha pegar seu envelope.

—De R$ 10.000,00 à R$ 5.000,00, traga deus até você com essa oferta, agora mesmo, não deixe o diabo falar no seu coração, como ele falou no coração de Caim, não permita, deus quer te abençoar, mas você precisa de um sacrifício de verdade. Pastor, um sacrifício para mim é R$ 4.000,00, R$ 3.000,00, R$ 2.000,00, venha aqui na frente, chame a atenção de deus, agora mesmo.

—Não deixem para amanhã, não esperem, amarra esse diabo que fala pra você não participar meu irmão, deus é maior, seja fiel a ele, ouça a voz de deus.

(Eu estou sendo muito rápido, na verdade, os pastores insistem muito nas partes mais baixas, ficam um tempo martelando idéias, mas não vou me prolongar )

—Pastor, meu tudo, é de R$ 1.000,00, pegue seu envelope.

—Pessoal, você vai trazer dentro desse envelope seu sonho, o seu sonho de libertação, e como está escrito na bíblia, dia 13 de julho:

ÊXODO 03

12-Deus lhe respondeu: Eu serei contigo, e este será o sinal que eu te enviei; depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus nesse monte.

—Você vai servir a deus no Sinai, vai trazer seu voto de fé, seu sonho escrito num papel, em nome de jesus, amarra o diabo da dúvida agora, se você diz: Pastor, meu sacrifício é de R$ 900,00, R$ 800,00, até R$ 500,00, venha aqui agora, coloque a sua mão na minha cabeça, no dia 13 de Julho, você vai, nessa igreja trazer seu sacrifício a deus.

—Pastor, olha, a coisa tá feia, o meu tudo vai ser de R$ 400,00, é meu salário do mês, venha aqui e pegue seu envelope.

—Pastor, tudo que eu posso dar, é R$ 300,00.

—Olha gente, R$ 300,00 quase não é dinheiro, mas se você for vender latinha no sinal, se você for vender balinha de porta em casa, se for catar lata na rua, se isso for seu tudo, venha aqui e pegue seu envelope.

—Seu sacrifício vai ser de R$ 200,00, isso é o mínimo que nós podemos fazer, eu não posso te pedir menos, se eu fizesse estaria mentido pra você, menos de R$ 200,00 não é sacrifício, se seu tudo vai ser de R$ 200,00 venha aqui e pegue seu envelope, dia 13 de julho, você vai sacrificar a deus no monte Sinai.

(para encurtar, ele canta uma musica, muitas pessoas pegam, ele fala algo sobre fidelidade, vamos terminar a reunião)

—Senhor deus de Abraão, de Isaque, de Israel, consagra agora o envelope dessa pessoa, meu amigo, você que esta como eu participando da Fogueira santa, venha agora na frente do altar, vamos cobrar de deus, mas só você que esta participando da Fogueira santa, em nome de jesus.

—Cobre de deus agora sua benção, exija dele, diz pra ele seu sonho, em nome de jesus, por que através do seu sacrifício ele te ouve, fala com teu deus agora meu amigo, minha amiga.

(segue-se gritos, batidas de mão, choro)

—Espirito Santo de deus, em tuas mãos eu entrego a vida destas pessoas, que o senhor te abençoe e te guarde, que ele te faça repousar tranqüilamente, e que a fé do sacrifico nunca saia do teu coração, quem crê diga amem, graças a deus, palmas pra jesus.

—Podem ir.

É importante que se diga, que esta é a primeira reunião, a partir daí, durante todo o período até o dia do sacrifício, bispos e pastores vão se dedicar inteiramente a falar da Fogueira Santa, seja nos cultos, no radio, na TV, na Folha Universal, toda a igreja estará envolta nesse espirito, de tudo é feito para garantir a fidelidade dos participantes.

Acho que algumas duvidas surgiram sobre a campanha, de antemão gostaria de elucidar as que eu imagino são mais comuns.

O destino dos envelopes será mesmo Israel?

Sobre isso, tudo que eu tenho são boatos, Mario Justino cita em seu livro "Nos Bastidores do Reino", algo sobre isso, nunca cheguei tão perto dos bispos para poder falar com autoridade sobre o assunto. Mas, posso garantir que nem todos os envelopes chegam a Israel.

Durante minha estadia na Catedral da Fé de Porto Velho, Rondônia, pude queimar certa vez um saco de lixo cheio de envelopes de Israel, isso, dois dias depois da campanha, em Ariquemes, cerca de 100 envelopes foram esquecidos pelo pastor Antônio, eu também os queimei.

O esquema da campanha de Israel é forte, nas grandes regiões carros são alugados, seguranças contratados, um forte esquema de segurança é armado para proteger o dinheiro, no interior de Rondônia, por exemplo, os pastores trocam de carro com os obreiros, se hospedam em hotéis por até uma semana. O medo de ser roubado é grande, soube de casos de assaltos seguidos de morte em igrejas, de seqüestro de pastores, tudo para levar o dinheiro da Fogueira Santa, meu pai sempre diz: "Todo ladrão é desconfiado", e eu completo com os que usurparam as igrejas: "Ladrão que rouba ladrão, tem 100 anos de perdão".

Bem, eu agradeço a todos pela paciência, peço desculpas pela demora, só para constar, o exorcismo descrito na reunião foi completamente simulado.

Se tudo der certo, na próxima semana eu posto aqui a conclusão dos tópicos, só não fiz ainda por que estou editando todos os outros, quero colocar tudo num só documento, e disponibilizar para download, acho que facilitaria a consulta e impressão aos interessados, a exemplo do primeiro tópico, peço desculpa pelo tamanho, são 20 páginas, mas como disse no inicio, era necessário o detalhismo, no Domingo, dia 13, milhares de pessoas estarão entregando seu suor nas mãos dos pastores, é algo grave demais para passar despercebido pela sociedade, como passa.

Na conclusão ainda, eu gostaria de discutir a legalidade do que é feito na igreja, citei durante essa série muitas vezes as palavras, "extorsão", "estelionato", ambas qualificam crime no código penal, preciso de justificar os motivos de tais citações. Adianto que, embora a carga emocional seja enorme no momento, não acuso a I.U.R.D., apenas pelo que aconteceu comigo, tenho motivos sólidos para afirmar isso, e os defenderei na conclusão, que já esta pronta, só precisa de uma edição meticulosa, mais uma vez, muito obrigado a todos que se deram ao trabalho de ler. Continuo aberto a duvidas, espero os comentários, e, se quiserem falar ao vivo, acessem a sala #STR, na rede de IRC Brasnet, costumo estar lá após a uma da manhã, horário de Brasília. Até a próxima.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por tornar público esses casos, e de alguma forma ajudar as pessoas a entederem o que se passa por trás de organizações desse tipo.