Páginas

terça-feira, novembro 09, 2004

Ateísmo - Definição I

A definição clássica de ateísmo é a descrença na existência de Deus, sendo então os ateus pessoas que não acreditam em Deus.
Muitos ateus, no entanto, não aceitam essa definição, considerando-a incorrecta e dizendo que ela nem reflecte o verdadeiro espírito do ateísmo nem sequer é fiel às origens etimológicas da palavra. Para estes, o ateísmo é uma espécie de corrente filosófica caracterizada pela não-crença na existência de deuses. A palavra "deuses" utilizada na definição anterior serve para demonstrar que todos os tipos de deuses são englobados nesta posição religiosa.
Ou seja, embora muitas pessoas achem que os ateus são pessoas que têm fé na não-existência de Deus (geralmente o Deus católico), os ateus dizem que este conceito é errado porque o ateísmo não é uma "crença". A palavra "ateísmo" provém do Grego atheos – "a" (sem ou não) "theos" (Deus) –, e significa simplesmente "distante da crença em deuses". Obedecendo à raiz etimológica da palavra, os ateus não "acreditam" – não há nada nela que implique uma crença.
Por vezes argumenta-se que uma descrença é equivalente a uma crença, mas muitos ateus não aceitam essa equivalência. Para eles, uma coisa é crer na inexistência de uma entidade ou de entidades sobrenaturais, e outra coisa diferente é não-crer na existência dessas mesmas entidades.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ateísmo

Nenhum comentário: