"Não existem ateus nas trincheiras" .... no meio de uma guerra... tiros pegando do teu lado, bombas explodindo, amigos seus sendo massacrados do seu lado, desespero total... a primeira coisa que o sujeito pode se apegar é em um deus para protegê-lo...
Isto é completamente compreensível, e se voce sobrevive, pronto... ai sim voce vai acreditar pra sempre, afinal, porque voce sobreviveu onde tantos caíram, e tão perto...
O que precisava é de algum conforto não-sobrenatural nessas ocasiões, e em outras, não tão extremas, mas também muito desconfortáveis e totalmente fora de seu controle.
O que é verdadeiro é: precisamos de conforto para as situações difíceis, pois é muito fácil falar que deus não existe quando se está com a barriga cheia e todas as suas necessidades básicas supridas. Tanto que nos países mais desenvolvidos, onde se tem uma qualidade de vida ótima, é onde fica a maior parte dos ateus.
Porém um simbolo ou objeto ou algo que conforte a mente, que não seja deus e seus desdobramentos, seria oq? Drogas de ação rápida, imagina depois de uma guerra... milhões de viciados (se bem que ainda seria melhor que viciado em religião hehe).
Talvez um aparelho que fizesse as vezes de uma droga química, mas com o mesmo resultado... não sei dizer, mas sei que nessas ocasiões extremas, um deus funciona muito bem, e agora o que faremos?
... mas a realidade pode ser bem diferente do que imagina, acredite se quiser! Como os homens podem ser tão burros e desesperados para inventarem religiões e deuses para se auto martirizarem, em troca de uma muleta psicológica para dar sentido à sua vida e aos seus atos. Para quem acredita, acha isso o cúmulo, heresia! Ainda bem que as fogueiras estão em desuso :) Mas também vou escrever/copiar/colar amenidades, nada muito útil, mas o que achar engraçado e interessante. Uma boa vida a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário