Páginas

terça-feira, dezembro 07, 2004

Porque vivemos?

Caros amigos,

às vezes eu me pergunto, afinal de contas, qual o resultado de uma existência humana num universo q APARENTEMENTE não tem motivo algum para estar aqui.

É comum chegarmos à conclusão de q a vida é um mar de erros e sofrimentos, é comum adotarmos a ótica schopenhaueriana e pensarmos q só estamos aqui para nos iludirmos e sofrermos.

Pensem comigo: estamos vivos, isso é algo fascinante, mas q diferença faz para o mundo se estamos aqui ou não ? O q mudamos nesse mundo no curto espaço de tempo de nossas vidas?

Protestamos contra as injustiças humanas, mas ao fazermos isso estamos apenas repetindo o q os homens sempre fizeram: sem poder mudar nada, contentam-se em reclamar.

Indignamo-nos com o modo como alguns homens usam outros, seja através do dinheiro, de uma ideologia ou de uma religião, mas apesar de nossa indignação, o q resolvemos? Nada. O mundo continua sempre o mesmo.

A vida, essa coisa incompreensível q nos arrasta em seus caminhos obscuros sem q queiramos tem esse defeito: ela pode ser encarada sob centenas de pontos de vista diferentes, mas isso não muda nada, pois ela é uma só e parece q estamos condenados não a vivê-la, mas a tentar, em vão, compreendê-la.

Somos fracos, somos mortais, somos pequenos, somos ignorantes, mas insistimos em tentar ser mais do q somos...em vão.

Pergunta: qual alegria pode suplantar a frustração de estar aqui?

Se não me engana são os Epicureus (filosofia antiga http://djdh.myftp.org/filosofia) chegaram a uma conclusão interessante: A vida é a busca incessante do homem pelo prazer.

Falando dessa maneira tão cruelmente direta, não parece estar certo, mas analisemos:

Tudo que fazemos é pra sermos felizes ou fazer alguem que gostamos mais feliz, mas isso volta pra vc na forma de alegria tbem.
A busca do amor, sexo, os tão proclamados prazeres da vida, é nosso dia a dia.
Muitas religiões já condenaram, e até hoje amaldiçoam os prazeres tidos como "terrenos", pois não "purificam a alma". Mas a própria adoração é uma forma de prazer, assim como sexo, assim como um sorvete numa tarde de calor, pra quem gosta, é muito prazeroso. Já falei sobre isso em um outro tópico, que o ser humano pode atingir estágios de consciência muito prazerosos, até mesmo quando estuda, quando reza/idolatra/ora, ou seja, na busca do prazer.

Tem pessoas que fazem maldades, são horríveis com os outros, manipulam e tudo mais, pra quê, por poder, dinheiro, etc. que em última instantância é a sensação de pazer que essas coisas geram (e bastante!)

Pois bem, lamento muito mas (www.lamentomuito.blogspot.com :) 8) a existência é voce fazer de tudo pra ter prazer, ser feliz. Uns tem mais êxito, outros mênos.

Minha filosofia de vida é: Nunca faça mal a ninguém! E faça o bem para quem voce gosta.

Nenhum comentário: