Páginas

terça-feira, abril 03, 2007

Cientistas criam computador capaz de enxergar como os seres humanos

São Paulo - Pesquisadores do MIT desenvolveram uma máquina que se aproxima com maior precisão do modelo humano de processamento visual.

Emular a forma como enxergamos é um dos maiores desafios para os computadores. Mas os pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveram uma máquina que se aproxima com maior precisão do modelo humano de processamento visual.

Antes, os cientistas trabalhavam com sistemas de referências que ajudavam o computador a identificar uma determinada imagem por meio de categorias (como animais ou flores, por exemplo) presentes nela. O problema é que esta tecnologia não conseguia reproduzir a velocidade e a sofisticação com que o cérebro humano processa uma imagem.

O novo sistema, desenvolvido no Instituto McGovern de Pesquisa Cerebral, do MIT, no entanto, é baseado em informações anatômicas e fisiológicas sobre o córtex visual e simula o que ocorre no cérebro nos 100 milisegundos depois que vemos um objeto.

O resultado é um comportamento bastante similar à visão humana - inclusive com as mesmas imperfeições -, segundo os cientistas responsáveis pelo projeto.

O estudo suporta a teoria de que a categorização imediata acontece sem amparo do sistema cognitivo ou outras áreas do cérebro. Seus resultados permitirão avanços nas pesquisas de percepção da visão humana, cognição e comportamento e poderão ainda contribuir para pesquisas ligadas a doenças neurofisiológicas, como autismo e esquizofrenia.

O modelo também pode ajudar a diminuir a distância entre os sistemas de inteligência artificial e a neurociência, levando ao desenvolvimento de sistemas artificiais de visão e próteses sensoriais.

Nenhum comentário: