Páginas

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Referências às mulheres na bíblia

"32 Ora, A PRESA, o restante do despojo que os homens de guerra tomaram, foi de seiscentas e setenta e cinco mil ovelhas,
33 setenta e dois mil bois,
34 e sessenta e um mil jumentos;
35 e TRINTA E DUAS MIL PESSOAS, ao todo, DO SEXO FEMININO, que ainda se conservavam virgens.

40 E houve de pessoas dezesseis mil, das quais foi o TRIBUTO para o Senhor trinta e duas pessoas.

OBS: Foram oferecidas 32 mulheres como "TRIBUTOS" ao Senhor (Iavé), "Tributos" leia-se por SACRIFÍCIOS!

DEUTERONÔMIO [22]

13 Se um homem tomar uma mulher por esposa, e, tendo coabitado com ela, vier a desprezá-la,
14 e lhe atribuir coisas escandalosas, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Tomei esta mulher e, quando me cheguei a ela, não achei nela os sinais da virgindade;
15 então o pai e a mãe da moça tomarão os sinais da virgindade da moça, e os levarão aos anciãos da cidade, à porta;
16 e o pai da moça dirá aos anciãos: Eu dei minha filha por mulher a este homem, e agora ele a despreza,
17 e eis que lhe atribuiu coisas escandalosas, dizendo: Não achei na tua filha os sinais da virgindade; porém eis aqui os sinais da virgindade de minha filha. E eles estenderão a roupa diante dos anciãos da cidade.
18 Então os anciãos daquela cidade, tomando o homem, o castigarão,
19 e, multando-o em cem siclos de prata, os darão ao pai da moça, porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. Ela ficará sendo sua mulher, e ele por todos os seus dias não poderá repudiá-la.

OBS: Note que se inocentada, a moça é obrigada a ficar com o homem que a repudiou-o

20 Se, porém, esta acusação for confirmada, não se achando na moça os sinais da virgindade,
21 levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade A APEDREJARÃO ATÉ QUE MORRA; porque fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai. Assim exterminarás o mal do meio de ti.

JUÍZES [19]

22 Enquanto eles alegravam o seu coração, eis que os homens daquela cidade, filhos de Belial, cercaram a casa, bateram à porta, e disseram ao ancião, dono da casa: Traze cá para fora o homem que entrou em tua casa, para que o conheçamos.
23 O dono da casa saiu a ter com eles, e disse-lhes: Não, irmãos meus, não façais semelhante mal; já que este homem entrou em minha casa, não façais essa loucura.
24 Aqui estão a MINHA FILHA VIRGEM e a CONCUBINA do homem; fá-las-ei sair; HUMILHAI-AS A ELAS, E FAZEI DELAS O QUE PARECER BEM AOS VOSSOS OLHOS; PORÉM A ESTE HOMEM NÃO FAÇAIS TAL LOUCURA.
25 Mas esses homens não o quiseram ouvir; então aquele homem pegou da sua concubina, e lha tirou para fora. Eles a conheceram e ABUSARAM DELA A NOITE TODA até pela manhã; e ao subir da alva deixaram-na:
26 Ao romper do dia veio a mulher e caiu à porta da casa do homem, onde estava seu senhor, e ficou ali até que se fez claro.
27 Levantando-se pela manhã seu senhor, abriu as portas da casa, e ia sair para seguir o seu caminho; e eis que a mulher, sua concubina, jazia à porta da casa, com as mãos sobre o limiar.
28 Ele lhe disse: Levanta-te, e vamo-nos; porém ela não respondeu. Então a pôs sobre o jumento e, partindo dali, foi para o seu lugar.
29 Quando chegou em casa, tomou um cutelo e, pegando na sua concubina, a dividiu, membro por membro, em doze pedaços, que ele enviou por todo o território de Israel.

OBS: Esses respeitáveis hebreus que entregaram a concubina não sofreram qualquer repreensão ou mesmo remorso.

E posso garantir a vocês que há coisas muito piores no Velho Testamento.

No Novo Testamento a situação melhora bastante, no Evangelho Jesus tem grande respeito pelas mulheres, colocando-as em pé de igualdade com os homens em termos de direitos. Mas nos demais livros do Novo Testamento, pincipalmente os apóstolos Pedro e Paulo, retomam alguns dos velhos hábitos.

I CORINTIOS [14]

34 as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei.
35 E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja.
36 Porventura foi de vós que partiu a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?

I PEDRO [3]

1 Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres,
2 considerando a vossa vida casta, em temor.
3 O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos,
4 mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas
5 Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos;
6 como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto.
7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.

Se os Cristãos seguissem à risca os ensinamentos da Bíblia, considerando o Novo Testamento como o código de comportamento definitivo, as mulheres ainda que submissas, seriam em geral bem tratados. Porém é evidente que tal não ocorreu, a Igreja principalmente sempre fez uso do conteúdo do Velho Testamento para legitimar sua violência. Caso contrário, justificar Guerras Santas e genocídios seria impossível.

Há porém pelo menos uma coisa que de fato o Cristianismo fez pelas mulheres, acabou com o infanticídio feminino, comuns em povos onde bebês meninas não eram muito bem vindas.

Todavia dizer que o Cristianismo melhorou a condição feminina é uma hipocrisia das piores.
Nem creio ser necessário citar exemplos, mas recomendo os excelentes livros de RIANE EISLER: O CÁLICE E A ESPADA e O PRAZER SAGRADO."

Nenhum comentário: